Acupunctura emocional ou Psico-Acupunctura o que é?


A Acupunctura é uma arte milenar desenvolvida no extremo oriente visando o tratamento e a cura das mais variadas doenças que afectam o ser humano.

O século XX foi sido propício à aproximação da Medicina Tradicional Chinesa à medicina convencional. O reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde (OMS) da efectividade das terapias sem utilização de químicos adictivos, utilizando apenas agulhas e outra técnicas como o TUINA (Massagem terapêutica), a Moxabustão, a Ventosaterapia, etc., tem sido preponderante no “boom” de exposição da MTC que tem vindo a ocorrer no ocidente.

A Acupunctura trata o ser humano como um todo não se limitando, ao contrário da medicina convencional, a tratar apenas os sintomas mas sim todo o aspecto funcional do indivíduo.

A Acupunctura Emocional ou Psico-Acupunctura trata o aspecto mais subtil das patologias que afectam a psique humana. A depressão, a ansiedade, a insónia, as fobias, o stress, etc. são apenas algumas da imensa diversidade das psicopatologias.

Um outro aspecto de grande actuação da Acupunctura Emocional refere-se ao tratamento de comportamentos adictivos, como o excesso de medicação (ansiolíticos, antidepressivos, hipnóticos, etc.), como a dependência de drogas, viciação em tabaco, etc.

A Acupunctura Emocional também é aplicada em terapias profilácticas como forma de proteger o paciente nas épocas de grande stress emocional, como exames, provas de admissão, entrevistas de emprego, etc.

A Acupunctura Emocional actua sobre a mente, sobre a memória, sobre a intelectualidade e actua ainda sobre a personalidade.